quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Pensando...

"Ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber. Parece que sou um pouco mais sábio que ele exatamente por não supor que saiba o que não sei."
                                                                               Sócrates (469-399 a.C.)

E...

"Há algum tempo eu me apercebi de que, desde  meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão duvidoso e incerto, de modo que me era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, me desfazer de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente desde os fundamentos."

                                                                               Descartes (1596-1650)

E...


"São muitas as perguntas. E o mais penoso de nosso tempo é que só os tolos parecem ter certezas, enquanto as pessoas de imaginação e raciocínio vivem cheias de dúvidas."
                                                                                Bertrand Russell (1872-1970)


E...assim vou construindo minha colcha de retalhos...

Com amor
Fátima

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

sou pensante...

Agora, mais do que nunca, vejo e sinto que sou um ser pensante....
E, quanto mais percebo isso, menos coisas tenho a dizer ou a escrever ...
Não sei se  é  uma reação ao muito que se diz ou se escreve, nesse nosso mundo... e tanto está sendo dito, ou escrito, que me parece que o mundo se tornou um todo "falante" ou "escrevente".
Parece-me que nos tornamos grandes conselheiros, grandes "auto-ajudantes ", a internet deu-nos a possibilidade de dizer, de apontar, de escrever...
E-mail e e-mails diários, nos dizem o que somos, o quanto podemos, o que deveríamos fazer de  mil maneiras diferentes, e o mais importante, ditam o certo e o  errado com uma lucidez assustadora...e  vamos repassando, aos próximos, que "precisam aprender"...e a Verdade toma forma, temos certeza... ( talvez um dos nossos maiores e atrozes erros...).
Podemos sair apontando, criticando sabemos o que é "politicamente correto", conseguimos visualizar tudo e todos, mas esquecemos de um serzinho muito importante, dentre todos...nós mesmos!
Quando comecei esse blog, pensei que seria bom escrever...então percebi que não estamos precisando de mais escritos...estamos precisando de seres que sintam vontade de ouvir, estamos precisando de pessoas que queiram ler, analisar, duvidar, questionar, parar um pouquinho e pensar...
Cada palavra que escreverei, neste blog, quero que seja uma dúvida na cabeça de quem lê, quero que nada seja lido como certo e correto, somente assim terei condiçoes de colocar alguma coisa neste espaço...
Nada do que eu colocar aqui (seja meu escrito ou postagens de alguém que respeito) deve ser lido como verdade , tudo deve ser visto como uma possibilidade de assim o ser...porque é assim que leio as coisas que leio, e escrevo as coisas que escrevo!
Portanto, a maior finalidade deste blog, é um tanto egoísta, quero aprender...e sinto muito, não tenho nada de certo para dizer..
Então, meus queridos, se ficarem na dúvida do porquê deste blog, quero me unir a vcs e nesse sentido dizer,
 também tenho essas mesmas dúvidas ...
Por hoje é isso....







.