quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A arte da leitura...

Já coloquei nesse blog que sou melhor leitora do que escritora...
No Direito, como advogados,  acreditamos que devemos saber escrever, expor bem claramente nossas ideias e, principalmente, encontrar uma maneira de convencer, através da escrita, o nosso alvo principal de que temos razão, o Juiz!
Normalmente é o que ocorre em todas as profissões, estamos sempre tentando convencer alguém de alguma coisa... Arquitetos tentam convencer de que podem fazer o belo, fisioterapeutas de que sabem manejar um corpo, médicos tentando convencer seus pacientes de que podem com algo, sobre o qual, não possuem o mínimo poder...A vida.
Nossa leitura, então, torna-se direcionada à convencer, lemos para convencer.
Lemos para convencer de que sabemos, de que conhecemos, de que somos eruditos e assim, a leitura passa de um fim em si, para um meio...
Num  país capenga em sabedoria, não fica tão difícil enquadrar-se no status de intelectual ou (e) erudito, basta, na grande maioria das vezes, citar alguns nomes clichês, ler ou dizer que leu alguns escritores "polêmicos", detestar outros, que são detestados pela intelectualidade do país e pronto!
Ouço muito falar da arte da escrita, mas pouco se fala da arte da leitura...
Saber ler é uma arte, pouco conhecida, pouco difundida e muito mal entendida.

Fátima Alegretti

12 comentários:

  1. Fátima
    Adorei o texto. Durante a leitura fiquei refletindo sobre que tipo de profissional eu sou, eu já fui e que desejo ser...Nas minhas aulas de expressão oral, nunca deixo de falar da importância da leitura para um bom orador. Só convencemos o outro daquilo que sabemos e que conhecemos aprofundadamente.
    Com base na cultura greco-romana, que forma a base de nossa sociedade ocidental,cito um ditado grego:
      . Quanto Desmóstenes fala, as pessoas dizem: Como ele fala bonito!
    . Mas quando Péricles fala, as pessoas exclamam:- Vamos fazer o que ele quer!
     
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Marise, é tão bom sermos bem entendidos...

    ResponderExcluir
  3. Fatiminha querida grande beijo vim da uma espiadinha muito legal.

    ResponderExcluir
  4. Isto aí,
    Agora se me dão licença eu preciso convencer uns juízes aqui hahaha
    bjãoo

    ResponderExcluir
  5. Juca fiquei feliz com tua espiadinha...Sinta-se bem-vindo sempre!!

    ResponderExcluir
  6. Eu tb preciso convencer juízes! E eu adoro!
    Sogra, autores polêmicos também são interessantes. Afinal, o melhor de tudo é ter o dom de escrever (e eles tem) e pessoas dispostas a ler! Essa é a magia da coisa!
    E fico feliz de ver esse teu amor, pq sei que tem um "dedinho" meu ai tbm! hihih
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Pati, autores polêmicos não são só interessantes, são essenciais...Por isso minhas "" em polêmicos, pela falta de verdadeiros autores polêmicos.
    Ahaa e não esqueça, quero esse "dedinho" sempre!! hehe
    bjnhos

    ResponderExcluir
  8. Gostei e concordei com o que escrevestes. O assunto, como bem sabes, é apaixonante pra mim e se eu fosse me manifestar,acabaria num outro texto o que não é o caso. Só teria a acrescentar que sabedoria capenga é uma mal do mundo e não apenas do Brasil, que no meu entender padece, mesmo, é de falta de educação, no mais amplo sentido.
    Valeu
    Tio Carlos

    ResponderExcluir
  9. Obrigada tio!
    Tua opinião é muito importante para mim.
    bjinhos

    ResponderExcluir
  10. Saber ler é uma arte, pouco conhecida, pouco difundida e muito mal entendida.

    O ultimo paragramo me diz: A opiniao publica é uma tirana débil, se comparada à opiniao que temos de nós mesmo.

    Thoreau

    ResponderExcluir
  11. Julie, obrigada!
    Gostei muito da tua colocação, embora, ainda, não tenha conseguido sentir, no que o meu último parágrafo te levou a pensar nisso!
    Veja bem, coloquei "ainda".
    Coisas da Leitura, por isso apaixonante!
    Bjinho

    ResponderExcluir
  12. Oie! Gostei do seu blog por isso voltei! rsrs...

    Nao se preocupe em "sentir", apenas saiba que me fez "sentir". Nao importa mais o quê, apenas que concordei com seu texto e remeteu ao meu texto anterior, onde cito Mario Quintana, bem no finzinho...Fala de leitura. Saber "lêr".

    ResponderExcluir