domingo, 19 de junho de 2011

Página Molhada.

“Bons amigos, bons livros e uma consciência
preguiçosa: eis a vida ideal”
Mark Twain

Que Bom seria se fosse o livro o meu ofício!
Mas eu me contento com o vício!
E degusto, mais do que leio, “Jó - Romance de um homem simples”. De Joseph Roth, ( Cia das Letras), não por acaso, contemporâneo de Kafka e Proust.
Intenso, profundo, moderno. Escrito com a precisão e o requinte do bom ourives da palavra. De um pintor de palavras Em cada uma, um significado, uma cor, uma música diferente. Momentos de beleza e tristeza, infinitas. Nunca essa rima foi tão perfeita.
Chove! Chove muito, torrencialmente, há dias, há séculos,sem parar!
Então eu aproveito neste momento, a bênção de estar na minha pequena , simples mas acolhedora casa, meu refúgio, meu reino pessoal, de ter em mãos um livro tão precioso, de estar de bem comigo, com a vida, com minha solidão e de ter a minha disposição , essa máquina de escrever melhorada que é meu computador.
E de ter o privilégio de abrigar no coração, o sentimento da verdadeira amizade e a certeza da correspondência.
As vezes, com tão pouco, com duas folhas de couve, uma farinhazinha, um naco te toucinho, um foguinho crepitando, a panelinha de barro e pronto, tá feito o caldo que ao sorvermos, quentinho e saboroso, além do conforto, pode nos levar a um instante de profunda gratidão.
De quase oração!
Eu sei que a vida não é assim. Eu não sou assim....mas neste instante, eu e a vida, estamos assim...
E a fim de dividir esta cumbuca de caldo, este caco de prosa, com quem sabe, mais do que apreciar, sorver!

E deixar chover.

Às vezes...

é tão bom viver!



Carlos Grassioli

4 comentários:

  1. Quando gostamos de nossa companhia a solidão torna-se deliciosa. Uma chuva, um bom livro, um fogão a lenha e um caldinho quente nos fazem divagar e momentos assim merecem uma oração.
    Ezél

    ResponderExcluir
  2. Deixar viver , assim.
    Respeitar o viver, assim.
    Viver, assim, quanto mais se puder!
    Francisca

    ResponderExcluir
  3. Que sorriso este post. Sabe, tenho nojo das baratas, do seu cheiro de coisas velhas, mas as baratas só esperam na minha cozinha, para ver a minha cara. Nao posso nega-las para este sentimento. Eu matei com um chinelo uma barata, acho que a rainha entre elas, e as outras baratas revoltadas, fizeram uma pequena dança de protesto. Nao me sinto na solidão quando tenho ao menos a companhia de um inimigo que sou maior que ele. E como voce disse (As vezes, com tão pouco, com duas folhas de couve, uma farinhazinha, um naco te toucinho, um foguinho crepitando, a panelinha de barro e pronto, tá feito o caldo que ao sorvermos, quentinho e saboroso, além do conforto, pode nos levar a um instante de profunda gratidão)as baratas, me fizeram companhia, e me mostraram a gratidao de ter me tirado da agonia da tristeza. O poder (indulgente) de ter poder, me libertou de uma deprimente solidao.

    ResponderExcluir
  4. Adorei, Julie, mais do que interessante, é desconcertante teu comentário. Entre outras coisas, remete ao universo Kafkiano, mas ao mesmo tempo que aquilo que pro Kafka se constitui em maior inimigo - o poder - você o usou e muito bem a teu favor.
    Abraços
    CArlos

    ResponderExcluir