quarta-feira, 25 de agosto de 2010

"alma pensante"...(obrigada T.C.)

Perguntado, pelo principe Leonte, qual era a natureza de sua "sabedoria", Pitágoras (em 580-500 a.c.) respondera: sou apenas um filósofo. Com essa resposta, ele desejava esclarecer que não tinha a posse da sabedoria, assumia a posição de ser apenas, um "amante do saber"...
Pitágoras intitulou-se filósofo, em contrapartida ao termo "sábio"...
Muitas vezes me pergunto, porque a filosofia, fugiu, com o passar do tempo de seu significado etimológico??
Muitas vezes a vejo nas mãos de intelectuais, ou pseudo-intelectuais, que adonados de "verdades", conceitos  (ou seriam preconceitos?), tentam enquadrá-la em suas enrustidas posições de "sábios', em patamares inatingíveis, ou atingíveis somente por suas mentes avantajadas (??).
"Amar o saber", carece de desmistificação, é um dom ou um direito, pertencente a  todo o ser humano pensante...que somos...!!
É esse o objetivo primeiro desse blog...pensar sem vergonhas, sem medo de ir ao encontro de tabus, mitos ou "verdades"... sermos realmente, "animus" pensantes, "almas pensantes"...

"Posso não concordar com o que dizes,
mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-lo." (Voltaite)

 Amor
Fátima

2 comentários:

  1. Penso exatamente assim!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. certo dia escrevi para um amigo:
    "Deveríamos mesmo estudar mais filosofia para nos tornarmos seres humanos melhores...
    eu sempre tenho um pensamento em mente que me impulsiona para frente - "não posso mudar o mundo, mas posso ME transformar e dar o exemplo para as pessoas de que é melhor agir sempre pensando com amor e respeito pelo próximo; e que isso é uma bola de neve, muito pequena e que cresce muuito lentamente, mas cresce"!
    Esse blog eu só divulgo para pessoas que eu acredito serem respeitosas, pois é um projeto inicial de uma mulher maravilhosa, um ser humano que eu tenho muito orgulho e que eu sei que luta muito para mostrar que o amor não é um sentimento "careta" e sim, uma necessidade da humanidade!
    Ana Paula

    ResponderExcluir