quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Livros e escritores

Olá pessoal! Eu, como boa nora que sou, também vou colaborar com esse  blog super interessante - do meu jeito, é claro. A maioria das vezes que eu escrever aqui será para falar de escritores e livros (de todos os tipos) além de opinar nas postagens de outros colaboradores. Com o tempo, escreverei outros assuntos, um pouco mais polêmicos (todo mundo sabe que eu adoro uma polêmica) desses que fazem a alegria da mídia sensacionalista brasileira...mas, é tãão legal né? 

Enfim, começo hoje com uma breve síntese de um filósofo muito especial para mim: Friedrich Nietzsche. Um filósofo muito controverso: querido por muitos, mas odiado por outros tantos. Nietzsche era alemão, descendente de família cristã, e até pensou em seguir o caminhos dos pais e avós. Porém, quando da morte de seu pai, Nietzsche muda de cidade com sua mãe, aonde ganha uma bolsa de estudos para uma famosa faculdade da época, e assim começa a se distanciar do cristianismo, influenciado por alguns professores. Até então, Nietzsche não tinha interesse em filosofia, o que muda quando Nietzsche começa ler Schopenhauer: ele passa a "viver de filofosia", influenciado pelas idéias contrárias ao Cristianismo, e assim lança uma de sua obra mais expressivas - O Anticristo.  
           
E assim inicia-se a Era Nietzschiana, com muitas "filosofadas" no caminho. Para mim,  Nietzsche era um homem brilhante, muito a frente de seu tempo. Combatia a imposição do Cristianismo com unhas e dentes, lutava com os preconceitos da época, afirmando que as pessoas não podem - e não devem - se esconder atrás de religião e política. Friedrich Nietzsche queria desmacarar essas pessoas: queria uma vida com a realidade à mostra e, sobretudo, queria dar igualdade aos iguais. 

"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar." Friedrich Nietzsche

Até a próxima!  :)

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Post, muito interessante mesmo!
    Vou esperar os próximos!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Gostei, gostei muito! Obrigada minha colaboradora e jah estou com vontade de ler o próximo...
    bjinho

    ResponderExcluir