terça-feira, 31 de agosto de 2010

Catando pedras..

... é a conclusão de um livro de jardinagem, edição de 1974 (portanto vai com a grafia portuguesa da época), o título original é: Le Jardin de Fleurs en 10 leçons
                                                  de Maurice Fleurent.

     " Esta obra é incompletíssima. Os leitores que desejarem saber  tudo poderão pedir licença para consultar, além das obras que aconselhamos, os 12000 volumes que a Sociedade Nacional de Horticultura de França conserva na sua biblioteca...Mas mesmo assim ficariam apenas com o conhecimento imperfeito dos trabalhos de jardinagem, os quais exigem imperiosamente uma experiência e uma presença atentas.Outro tanto acontece, sem  excepção, com todos os empreendimentos humanos. Observar, comparar, descobrir, reflectir, criar, decidir, escolher são o destino comum de todos os jardineiros. Poderão então dizer com algum orgulho - não sorria! - estes são os meus delfínios ou os meus enxertos de forsythia. Os jardineiros são os últimos aventureiros do mundo moderno, simultaneamente os mais ambiciosos e os mais modestos. Ambiciosos porque o seu propósito consiste em submeter a natureza às suas exigências, orientá-la e controlá-la. Modestos porque sabem por experiência própria a fragilidade dos seus cometimentos, expostos constantemente aos caprichos da sorte e do céu!...
      E os jardineiros figuram também entre os amáveis e verdadeiros filósofos. Aceitam e buscam as inúmeras dificuldades da luta que travam com o reino vegetal, onde todos - ricos e pobres - estão sujeitos às mesmas servidões e expostos às mesmas surpresas, onde todo o seu saber e toda a sua relativa autoridade profissional ou social não servem para absolutamente nada. É essa a grande lição da jardinagem! Não é verdade que estamos longe da ideia que cada um tinha a tal respeito?..."



Cato, acho e posto para vcs!!!
amor

Um comentário:

  1. Nao li e nao vou ler...kkk que mentira.
    É óbvio que o "nao li e nao vou ler" é brincadeira!!
    E brincadeira de "mau gosto" porque vai destinada a TODOS.
    Para a Fátima nao precisaria explicar nada mas como sou muito metido e envio resposta a TODOS, digo e afirmo amigos (porque os amigos da Fátima sao meus amigos) que, se neste blog, tiver uma só palavra, ela será uma pérola, e das raras.
    Vindo de quem vem (minha maninha do coraçao) terá sensibilidade e profundidade (e que falta isto faz no nosso mundo).
    Querida Amiga, como tu sabes, estou ainda em viagem. Entretanto, nao vejo a hora de chegar em casa para apreciar com o carinho que tu mereces o presente que, com absoluta certeza, tu estarás nos proporciando a cada palavra.


    Gilson Miranda (em direçao a La Paz).
    .

    ResponderExcluir